Nicho da Imagem de Santa Dulce dos Pobres é inserida em Paróquia em Jequié

No amor e na fé encontraremos as forças necessárias para a nossa missão.

Irmã Dulce


Por - (RC)Repórter Católico
Na noite de domingo, 27 de março de 2022, as 19h, na Paróquia do Santíssimo Sacramento, localizada no bairro do Curral Novo, o bispo da diocese de Jequié, Dom Paulo Romeu, presidiu a santa missa do 4º domingo da quaresma, concelebrada pelo pároco Pe. Adalberto Neves.
Nessa celebração foi introduzida no nicho da Igreja uma imagem de Santa Dulce dos Pobres com 80 centímetros. No final da missa Dom Paulo Romeu abençoou todos os católicos em especial os devotos de Santa Dulce com uma relíquia contendo um fragmento do osso da perna de Santa Dulce. O projeto Social Irma Dulce dos Pobres da cidade de Jequié-Ba, criado em 13 de agosto de 2011, se fizeram presentes nesse momento de fé e alegria.
Significado da imagem de um santo
A imagem de um santo tem um significado profundo. Quando se olha para ela, a imagem nos lembra que a pessoa, ali representada, é santa, viveu conforme a vontade de Deus, então, é um “modelo de vida” para todos. A imagem lembra também que, aquela pessoa está no Céu, isto é, na comunhão plena com o Senhor; ela goza da chamada “visão beatífica de Deus” e intercede por nós sem cessar, como reza uma das orações eucarísticas da Missa.
São Jerônimo dizia: “Se, aqui na Terra, os santos em vida, rezavam e trabalhavam tanto por nós, quanto mais não o farão no Céu, diante de Deus. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que “ia passar o Céu na terra”, ou seja, intercedendo pelas pessoas.
O Catecismo da Igreja nos ensina o seguinte no §956: “Pelo fato dos habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na Terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio” (LG 49).
A imagem de um santo nos lembra ainda que ele é santo pelo poder e graça de Deus; então, a veneração da imagem dá glória ao Senhor, mais que ao santo. São Bernardo, doutor da Igreja, sempre que passava por uma imagem de Nossa Senhora dizia: “Salve, Maria!”. Um dia, depois de dizer essas palavras, Nossa Senhora lhe disse: “Salve, Bernardo!”.
Podemos tocar e beijar as imagens como um gesto de amor, reverência e veneração, não de adoração. Não fazemos isso com a imagem de um ente querido falecido? Podemos admirar as imagens – por isso elas devem ser bem feitas, em clima de oração – e rezar diante delas, pedindo ao santo, ali representado, que interceda diante de Deus. É Ele quem faz o milagre, mas o pedido vem dos santos, como nas Bodas de Caná, onde Jesus fez a transformação de 600 litros de água em vinho, “porque Sua Mãe intercedeu”, porque ainda não era a hora dos Seus milagres.
Oração à Santa Dulce dos Pobres
Senhor nosso Deus, lembrados de vossa filha, a santa Dulce dos Pobres,
cujo coração ardia de amor por vós e pelos irmãos,
particularmente os pobres e excluídos, nós vos pedimos:
dai-nos idêntico amor pelos necessitados;
renovai nossa fé e nossa esperança e concedei-nos,
a exemplo desta vossa filha,
viver como irmãos, buscando diariamente a santidade,
para sermos autênticos discípulos missionários de vosso filho Jesus.
Amém.
Valdivino Filho “(Amigo Vado) DRT 6619/BR.
Coordenador do Grupo de Voluntários Dulce dos Pobres da Cidade de Jequié/Ba
Diretor da Rádio poste “América a Voz da Comunidade “
reportercatolico@gmail.com
0
Pessoas alcançadas
0
Engajamentos
Pontuação de distribuição
Turbinar uma publicação
Curtir
Comentar
Compartilhar

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário